Um produto pedagógico destinado à avaliação educacional externa de aprendizagem em larga escala.

SAIBA MAIS. ROLE A PÁGINA.

Por que sua escola precisa

Toda escola deve, sempre que possível, refletir sobre suas políticas e práticas internas, para garantir a qualidade dos seus processos educativos.

Com o objetivo de contribuir com esse importante propósito, a Editora Positivo desenvolveu o hábile – Sistema de Avaliação Positivo, um produto pedagógico destinado à avaliação educacional externa de aprendizagem em larga escala. Visa a colaborar com a equipe pedagógica da escola, analisando os resultados de suas políticas, práticas internas e processos de ensino e aprendizagem, assim como contribuir com a qualidade de ensino do país.

Está fundamentado:

  • na Lei de Diretrizes e Bases Nacionais (LDB – n°. 9.394/96);
  • no Plano Nacional de Educação (PNE);
  • nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN);
  • nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN);
  • nas Matrizes de Referências do SAEB, PROVA BRASIL e PISA e do ENEM, bem como na proposta curricular do Sistema Positivo de Ensino (SPE).

ENSINAR COM QUALIDADE EXIGE REFLEXÃO E ANÁLISE CONSTANTE

O hábile coleta e sistematiza informações a respeito do desempenho dos alunos sob a proposta baseada em conceitos de competências e habilidades, por meio de testes e questionários contextuais aplicados na própria escola.

As disciplinas avaliadas são:

- Língua Portuguesa (enfoque na leitura)
- Matemática (ênfase em resolução de problemas)
- Ciências (foco nos fenômenos naturais e na tecnologia)

- Ciências Humanas e suas Tecnologias; - Ciências da Natureza e suas Tecnologias; - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; - Matemática e suas Tecnologias.

COMO FUNCIONAM AS AVALIAÇÕES?

• Os testes são construídos por meio de itens, em diferentes tipos de cadernos propostos para cada ano, em cada área de conhecimento.

• Por meio dos questionários, são coletadas informações contextuais sobre alunos, professores e diretores.

• Essas informações auxiliam no entendimento dos resultados obtidos, envolvendo questões socioculturais, socioeconômicas, hábitos de leitura, entre outras.

Entre outras habilidades, o hábile verifica se os alunos têm capacidade de identificar, de estabelecer relações e de fazer inferências, tendo como base uma situação cotidiana, pública e científica.

Vídeo: Conheça o hábile

O que faz parte

Visão geral

Todo o processo do hábile resulta em um Relatório Diagnóstico Educacional que fornece informações úteis e confiáveis, por meio de descritivo, tabelas e gráficos.

Dessa forma, a equipe diretiva terá em mãos o conhecimento dos resultados das diferentes etapas de ensino, dos anos/séries, turmas e poderá comparar escolas com perfis semelhantes, possibilitando o redimensionamento do Projeto Educativo e a análise e reflexão das intervenções pedagógicas na escola avaliada.

Descritivos

Documento que apresenta a concepção e a estrutura do hábile.

Documento que informa os procedimentos a respeito da inscrição, da aplicação, do envio e da coleta dos instrumentos avaliativos do hábile.

A matriz de referência elaborada para o hábile tem como base três competências: a leitora, a matemática e a científica. Ela é constituída por uma listagem de habilidades, concebidas e formuladas pela articulação entre os processos cognitivos (operações mentais) e os conteúdos, que incluem conhecimentos curriculares.

Instrumentos Avaliativos

Alinhado com as avaliações oficiais, o hábile – Sistema de Avaliação Positivo desenvolveu instrumentos avaliativos que incluem testes e questionários contextuais para alunos, professores e diretores.

QUESTIONÁRIOS CONTEXTUAIS

Questionários para alunos, professores e diretores do Ensino Fundamental 1 e 2, cujas respostas possibilitam verificar em que medida fatores intra e extraescolares podem interferir na aprendizagem dos alunos.

Testes de aprendizagem cognitiva que analisam o desenvolvimento de competências e habilidades.

No Sistema de Ensino Aprende Brasil, os alunos do Ensino Fundamental 1 e 2 realizam os testes impressos. Para os alunos do Ensino Médio os testes são realizados on-line. No SPE - Sistema Positivo de Ensino, os alunos do Ensino Fundamental 1 realizam os testes impressos. Para os alunos do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio os testes são realizados on-line.

Resultados

Os resultados das avaliações são analisados com base na TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM (TRI) e disponibilizados por meio de Relatórios Diagnósticos Educacionais.

TRI é uma abordagem do Campo da Estatística capaz de analisar de forma sistemática e sofisticada as respostas aos itens, transformando-as em um escore denominado proficiência, o qual parametriza o desempenho dos alunos em uma mesma escala.

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