Um lançamento da Editora Positivo desenvolvido em parceria com a Cengage Learning e com a National Geographic Learning, com a proposta de ampliar o conhecimento e a alfabetização científica dos alunos do Ensino Fundamental 1.

SAIBA MAIS. ROLE A PÁGINA.

Atividades extras para os alunos do Ensino Fundamental 1.

O Projeto Explorer é um lançamento da Editora Positivo desenvolvido em parceria com a Cengage Learning e com a National Geographic Learning e que propõe a ampliação do conhecimento por meio do estímulo à alfabetização científica já iniciada em sala de aula. Para os alunos, o contato com textos e imagens das revistas permite a conexão com temas atuais, que despertam a curiosidade.

Cada edição vem acompanhada de um caderno de projetos relacionado ao conteúdo da revista. Os projetos, que envolvem a área de Ciências da Natureza, foram propostos com o objetivo de permitir a abordagem didática dos artigos publicados nas revistas. O desenvolvimento desses projetos na escola permite tornar os saberes mais interessantes e desafiadores, enriquecendo a formação dos estudantes.

Diferenciais

Confira os diferenciais do Projeto Explorer:

A National Geographic é uma das mais importantes associações científicas e educacionais do planeta, que influencia a vida de milhões de pessoas por meio do acesso ao conhecimento.

Os artigos são elaborados por uma renomada equipe de cientistas, fotógrafos e jornalistas do mundo inteiro. As revistas abordam temas como Universo, natureza e seus diferentes integrantes, bem como aspectos culturais e históricos da humanidade, proporcionando aos alunos a oportunidade de conhecê-los e refletir sobre eles. Os textos e as imagens possibilitam o acesso às informações por estudantes com diferentes habilidades leitoras.

Permite a facilidade de uso e a organização intuitiva de recursos. Todos os registros realizados por alunos e professores podem ser impressos, potencializando a relação entre professores, família e alunos.

Os projetos podem ser aplicados de maneira flexível, de acordo com as características dos seus alunos. Cada projeto terá duração bimestral, com encaminhamentos programados para períodos quinzenais.

Os professores podem programar as atividades de sala de aula com os recursos do Diário do Explorador, um ambiente virtual para alunos e professores.

Os projetos podem ser acessados por meio de computadores, tablets e smartphones.

O que faz parte

Projetos Pedagógicos

Os projetos têm a intenção de:

  • ampliar o repertório cultural e cognitivo das crianças;
  • provocar a curiosidade dos diferentes assuntos;
  • propiciar o desenvolvimento de diferentes competências e habilidades;
  • incentivar a criatividade, por meio de criação de textos e ilustrações;
  • estimular a observação, a pesquisa, a sistematização de ideias, a interpretação e o poder de conclusão.

São 12 projetos novos por ano, organizados para diferentes níveis de escolaridade (4 para cada um dos níveis). Confira:

  • NÍVEL INICIAL: PARA ALUNOS DO 1° E 2° ANO
  • NÍVEL INTERMEDIÁRIO: PARA ALUNOS DO 3° E 4° ANO
  • NÍVEL FINAL: PARA ALUNOS DO 5° ANO

Recursos Pedagógicos

ARTIGOS EM LÍNGUA PORTUGUESA
Os planos de abordagem apresentam sugestões para:

  • ativação de conhecimentos prévios dos alunos;
  • leitura dos artigos, por meio de diferentes estratégias de compreensão;
  • abordagem do vocabulário específico, relacionado aos assuntos apresentados;
  • exploração dos temas, levando os alunos a associar as informações obtidas com os conhecimentos que já possuem sobre os assuntos.

ARTIGO EM LÍNGUA INGLESA
Para o artigo publicado em Língua Inglesa, são apresentados:

  • planos de abordagem com orientações didáticas que têm o objetivo de explorar o vocabulário relacionado ao assunto tratado no artigo;
  • atividades lúdicas para favorecer a aproximação dos termos e expressões selecionados;
  • flashcards para auxiliar na ampliação do vocabulário.

Diário do Explorador

É um ambiente virtual voltado para alunos e professores, o qual possibilita a alfabetização e o letramento digitais a partir do registro das descobertas em diferentes linguagens. Os alunos também são incentivados a registrar as “missões”, que são as propostas de atividades indicadas nos projetos. Os registros podem ser feitos por meio de áudios, vídeos, fotos, textos e geolocalização, com o objetivo de estimular a aprendizagem e a interatividade.

Revistas

Cada revista proporciona aos alunos a oportunidade de refletir sobre a vida no planeta, sua preservação e conservação, assim como sobre as relações humanas e os aspectos culturais.

Os textos e as imagens possibilitam o acesso às informações por alunos com diferentes habilidades leitoras.

Para o aluno

Kit do aluno:
4 edições da Revista Explorer, compostas de:

  • 1 ou 2 artigos em Língua Portuguesa, destinados aos alunos do 1° e 2° ano;
  • 2 artigos voltados aos alunos do 3° ao 5° ano;
  • 1 artigo em Língua Inglesa para alunos do 1° ao 5° ano.
  • Acesso ao ambiente virtual Diário do Explorador.

Para o professor

Kit do professor:
4 edições da Revista Explorer.

  • 4 Manuais do professor em formato digital, compostos de:
  • 12 projetos;
  • 16 planos de abordagem para os artigos em Língua Portuguesa;
  • 4 planos de abordagem para os artigos em Língua Inglesa.
  • Acesso ao ambiente virtual Diário do Explorador.

Manuais do professor
No ambiente virtual, estão disponíveis manuais em formato digital que possibilitam ao professor o desenvolvimento dos projetos sugeridos.

Projeto Explorer. Adote para a sua escola.

Saiba mais, tire suas dúvidas e adquira este produto.
Entre em contato ou solicite a visita de nossos consultores.

MANDE SUA MENSAGEM
QUE ENTRAMOS EM CONTATO COM VOCÊ
Conveniada/adotante?