Um sistema de Ensino completo para a rede de ensino do seu município.

SAIBA MAIS. ROLE A PÁGINA.

Aprende Brasil. Uma parceria que dá resultado.

O nível da qualidade de vida em um município começa pela educação. Pensando nisso, a Editora Positivo desenvolveu o Sistema de Ensino Aprende Brasil.

O Aprende Brasil é um sistema de ensino completo, que oferece um conjunto específico de soluções para a rede de ensino pública: Livro Didático Integrado, Livro Digital, assessoria pedagógica, ambiente digital e sistemas de avaliação Hábile e SIMEB.

O Sistema de Ensino Aprende Brasil foi desenvolvido para potencializar a qualidade do ensino nas escolas do seu município. Os conteúdos de um ano dão continuidade aos do período anterior, garantindo uma aprendizagem progressiva, articulada e interdisciplinar.

SEUS ALUNOS CONQUISTAM MAIS OPORTUNIDADES DE APRENDIZADO.

EDUCAÇÃO PARA TRANSFORMAR A REALIDADE DO NOSSO PAÍS.

    Ao se tornar um parceiro ao Sistema de Ensino Aprende Brasil, os gestores e Secretarias de Educação contam com o auxílio no gerenciamento de projetos e ações desenvolvidas para obtenção de excelentes resultados no cenário educacional de seu município.

    Confira os diferenciais do Aprende Brasil para as escolas do seu município:


  • Segurança e know-how da parceria com o Grupo Positivo.
  • Atendimento personalizado para cada região, com toda a atenção necessária.
  • Cursos de implantação do Sistema de Ensino Aprende Brasil com apresentação da estrutura e do funcionamento das soluções educacionais.
  • Reconhecida experiência da equipe: professores com vivência em sala de aula, pós-graduados, mestres e doutores, formados nas várias áreas de conhecimento.
  • Conhecimento das necessidades didático-pedagógicas dos municípios parceiros e do cenário da educação brasileira.
  • Auxílio no gerenciamento de projetos e ações desenvolvidos para obtenção de excelentes resultados no cenário educacional do seu município.
  • Autonomia de gestão pedagógica nas escolas, possibilitando a cada município a escolha dos recursos didáticos que adotará para realizar o trabalho educativo.
Vídeo: Conheça o Sistema de Ensino Aprende Brasil

O que faz parte

Visão Geral

Um sistema de ensino que oferece oportunidades iguais, inclusão digital e, principalmente, uma formação capaz de desenvolver plenamente as potencialidades dos alunos das redes municipal e estadual, preparando-os para o exercício da cidadania.


Confira os componentes do Sistema de Ensino Aprende Brasil:

  • Livros Didáticos Integrados
  • Livro Digital
  • Ambiente digital
  • Assessoria pedagógica
  • SIMEB
  • hábile

Livros Didáticos Integrados

O Sistema de Ensino Aprende Brasil oferece Livros Didáticos Integrados para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental, organizados, em sua maioria, em quatro volumes anuais e, em forma de modulares, para o Ensino Médio.

Os Livros Didáticos Integrados do Aprende Brasil têm como características:

  • integração entre as disciplinas;
  • materiais de apoio que enriquecem o trabalho em sala de aula;
  • projeto gráfico adequado à faixa etária, com espaços para o registro das atividades escolares;
  • interação com Ambiente Digital;
  • conteúdo ricamente ilustrado com a utilização de diferentes formas textuais, imagens e mapas;
  • Livro do Professor com exercícios resolvidos, orientações metodológicas e conteúdos complementares para auxiliar na preparação das aulas;
  • 170 módulos para o Ensino Médio (sendo três exclusivos para o professor), os quais podem ser disponibilizados conforme a organização curricular de cada escola.

Conheça os livros didáticos de cada ensino:



Educação Infantil
Para a criança
  • Livro de Recadinhos – G1 e G2 (anual)
  • Álbum do Bebê – G1 (anual)
  • 60 Pranchetas de Experimentação – G2 (30 por semestre)
  • Kit de Materiais de Experimentação – G2 (anual)
  • Maleta – G1 e G2 (anual)
  • Livros de Literatura Infantil
    • Festa no meu jardim, de Marcos Bagno – G1
    • Dia de sol na fazenda, de Bia Villela – G1
    • A vaca fotógrafa, de Adriano Messias – G2
    • Uma noite espetacular, de AnnaLaura Cantone e Adriano Messias – G2
  • Livro de Referência para Atuação Docente – G1 e G2 (anual)
  • Livro de Vivências – G1 (semestral)
  • Livro de Vivências – G2 (semestral)
  • Livro de Registros e Memórias – G1 e G2 (anual)
  • Livro de Recadinhos – G1 e G2 (anual)
  • CD com músicas, histórias e sons – G1 (anual)
  • CD com músicas, histórias e sons – G2 (anual)
  • Álbum do Bebê – G1 (com orientações metodológicas)
  • 60 Pranchetas de Experimentação – G2 (30 por semestre)
  • Kit de Materiais de Experimentação – G2 (anual)
  • Cartaz para chamada – G1 e G2 (anual)
  • Acesso ao Ambiente Digital
  • Metro de crescimento – G1 (anual)
  • Materiais de apoio:
    • cartaz para identificação da turma, sinalizadores de porta e reproduções de obras de arte – G1 e G2
    • móbile – G1
    • fantoches – G1 e G2
    • máscara – G2
    • cartões para narração de histórias – G1 e G2
Para a criança

Eixos: Identidade, Autonomia e Intimidade; Corpo e Movimento; Linguagens da Arte (Artes Visuais, Música, Teatro e Dança); Natureza e Cultura: Diversidade; Relações Matemáticas; Cultura Oral e Escrita. E ainda: Educação Física (para o professor).

  • 1 Livro Didático Integrado por semestre (2 volumes anuais)
  • 1 Livro Didático Registrando Acontecimentos (anual)
  • Acesso ao Ambiente Digital
  • Maleta
  • 1 Livro Didático Integrado por semestre (2 volumes anuais)
  • 1 Livro Didático Registrando Acontecimentos (anual)
  • 1 Livro Didático de Orientações Metodológicas de Educação Física para os Grupos 3, 4 e 5 (anual)
  • CD com músicas, narração de histórias e sons – G3 (anual)
  • Acesso ao Ambiente Digital
  • Maleta
Para a criança

Eixos: Identidade, Autonomia e Intimidade; Corpo e Movimento; Linguagens da Arte (Artes Visuais, Música, Teatro e Dança); Natureza e Cultura: Diversidade; Relações Matemáticas; Cultura Oral e Escrita. E ainda: Educação Física (para o professor).

  • 1 Livro Didático Integrado por bimestre (4 volumes anuais)
  • Acesso ao Ambiente Digital
  • Maleta
  • 1 Livro Didático Integrado por bimestre (4 volumes anuais)
  • 1 Livro Didático de Orientações Metodológicas de Educação Física para os Grupos 3, 4 e 5 (anual)
  • 1 Livro Didático de Orientações Metodológicas de Arte, específico para cada Grupo – G4 e G5 (anual)
  • CD com músicas, narração de histórias e sons para cada Grupo – G4 e G5 (anual)
  • Acesso ao Ambiente Digital
  • Maleta
Ensino Fundamental 1
Para a criança

1°. ano (6 anos) – Integrado por eixos ou por áreas

TAMBÉM EM VERSÃO DIGITAL

Eixos: Identidade e Autonomia; Corpo e Movimento; Linguagens da Arte (Artes Visuais, Música, Teatro e Dança); Natureza e Cultura: Diversidade; Relações Matemáticas; Cultura Oral e Escrita. E ainda: Educação Física (para o professor), Língua Inglesa e Arte.

  • 1 Livro Didático Integrado por Eixos bimestral (4 volumes anuais), contendo a integração entre os Eixos, Arte e Língua Inglesa
  • Acesso ao Ambiente Digital

Áreas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia e Arte.

  • 1 Livro Didático Integrado por Áreas (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia e Arte) bimestral (4 volumes anuais)
  • 1 Livro Didático de Língua Inglesa (1 volume anual)
  • Acesso ao Ambiente Digital

Opcional (Eixos e Áreas):

  • 1 Livro Didático de Filosofia (1 volume anual)

Eixos:

  • 1 Livro Didático Integrado por Eixos bimestral (4 volumes anuais), com materiais de apoio exclusivos
  • 1 Livro Didático de Língua Inglesa bimestral (4 volumes anuais)
  • 1 Livro Didático de Arte bimestral (4 volumes anuais)
  • 1 CD com músicas, sons e narração de histórias – Integrado por Eixos e Arte (anual)
  • 1 CD com músicas, textos e atividades de listening explorados nas unidades de trabalho – Língua Inglesa – 1°. ano (anual)
  • 1 Livro Didático de Orientações Metodológicas de Educação Física 1°. ao 5°. ano (anual)
  • Acesso ao Ambiente Digital

Áreas:

  • 1 Livro Didático Integrado por Áreas (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia e Arte) bimestral (4 volumes anuais)
  • 1 Livro Didático de Língua Inglesa (1 volume anual)
  • 1 CD com músicas, textos e atividades de listeningexplorados nas unidades de trabalho – Língua Inglesa – 1°. ano (anual)
  • 1 Livro Didático de Orientações Metodológicas de Educação Física – 1°. ao 5°. ano (anual)
  • Acesso ao Ambiente Digital

Opcional (Eixos e Áreas):

  • 1 Livro Didático de Filosofia (1 volume anual)
Para a criança

TAMBÉM EM VERSÃO DIGITAL

Disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Arte e Língua Inglesa. Mais: Educação Física (para o professor).

  • 1 Livro Didático Integrado por bimestre (4 volumes anuais)
  • 1 Livro Didático de História e Geografia Regional por Unidade da Federação – 4°. e 5°. ano (anual)
  • Acesso ao Ambiente Digital

Opcional:

  • 1 Livro Didático de Filosofia para cada ano escolar (anual)
  • 1 Livro Didático Integrado por bimestre (4 volumes anuais)
  • 1 Livro Didático de História e Geografia Regional por Unidade da Federação – 4°. e 5°. ano (anual)
  • 1 Livro Didático de Língua Inglesa por bimestre (4 volumes anuais)
  • 1 Livro Didático de Arte por bimestre (4 volumes anuais)
  • 2°. ano – Sondagens diagnósticas no início do 1°. semestre e no final do 2°. semestre para Língua Portuguesa e Matemática (estilo Provinha Brasil)
  • 5°. ano – Sondagens diagnósticas no final do 1°. e do 2°. semestre para Língua Portuguesa e Matemática, com os respectivos gabaritos (estilo Prova Brasil)
  • 1 Livro Didático de Orientações Metodológicas de Educação Física – 1°. ao 5°. ano (anual)
  • 1 CD com músicas, textos e atividades de listening explorados nas unidades de trabalho – Língua Inglesa - 2°. ao 5°. ano (anual e para cada ano escolar)
  • Músicas e sons do 2°. ao 5°. ano de Arte, contemplados no Livro Didático e disponibilizados na área de Acesso ao Ambiente Digital do Aprende Brasil para download Acesso ao Ambiente Digital

Opcional:

  • 1 Livro Didático de Filosofia para cada ano escolar (anual)
Ensino Fundamental 2
Para a criança

TAMBÉM EM VERSÃO DIGITAL

Disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências (Física e Química para o 9°. ano), Geografia, História, Arte e Língua Inglesa. Mais: Educação Física (para o professor).

  • 1 Livro Didático Integrado por bimestre (4 volumes anuais)
  • 1 Tabela Periódica dos Elementos – 9°. ano (anual)
  • Acesso ao Ambiente Digital

Opcional:

  • 1 Livro Didático de Língua Espanhola para cada ano escolar (anual)
  • 1 Livro Didático de Filosofia para cada ano escolar (anual)
  • 1 Livro Didático de Biologia para o 9°. ano (anual)
  • 1 Livro Didático por disciplina e por bimestre para cada ano escolar (4 volumes anuais)
  • 1 Livro Didático de Orientações Metodológicas de Educação Física – 6°. ao 9°. ano (anual)
  • 1 CD com músicas, atividades de listening e textos explorados nas unidades de trabalho - Língua Inglesa – 6°. ao 9°. ano (anual e para cada ano escolar)
  • 9°. ano – Sondagens diagnósticas no final do 1°. e do 2°. semestre para Língua Portuguesa e Matemática, com os respectivos gabaritos (estilo Prova Brasil)
  • Acesso ao Ambiente Digital

Opcional:

  • 1 Livro Didático de Língua Espanhola para cada ano escolar (anual)
  • 1 Livro Didático de Filosofia para cada ano escolar (anual)
  • 1 Livro Didático de Biologia para o 9°. ano (anual)
Ensino Médio Modular
Para a criança

São 167 módulos disponíveis conforme a organização curricular de cada escola.

Disciplinas: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa, Arte, Educação Física, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Filosofia e Sociologia.

  • 167 Modulares
  • 1 Tabela Periódica dos Elementos (anual)
  • Acesso ao Ambiente Digital

O Livro do Professor apresenta orientações didáticas ricas, com fundamentação teórica, textos complementares, sugestões de filmes, de leitura e de atividades.

  • 170 Modulares, sendo 3 volumes anuais contendo a Concepção de Ensino e a Programação de Conteúdos de todas as disciplinas
  • 1 Tabela Periódica dos Elementos (anual)
  • Acesso ao Ambiente Digital

Livro Digital

Os tempos mudam. A rotina em sala de aula também.

O Livro Digital reúne todo o conteúdo escolar das coleções do Aprende Brasil em uma versão interativa, contemplando recursos e layouts pensados para uso fácil e intuitivo em tablets, com animações, simuladores, vídeos e infográficos.

Oferece ainda manual do professor integrado e material de apoio impresso para os alunos. Tudo isso com a comodidade da portabilidade. Assim, cada aula se transforma em uma experiência única, abrindo novas portas para o conhecimento.

INTERATIVIDADE

A apresentação do conteúdo de modo interativo favorece o desenvolvimento de múltiplas habilidades e competências, contempla diversos estilos de aprendizagem e possibilita que os conteúdos desenvolvidos no decorrer do ano letivo sejam mais bem compreendidos e assimilados.

SIMULADORES, VÍDEOS, INFOGRÁFICOS E ANIMAÇÕES
São recursos que oportunizam inúmeras vantagens pedagógicas ao processo de ensino e aprendizagem, como a dinamização de conteúdos escolares e o estímulo para o estudo.

SIMULADORES
As simulações de experimentos oferecem aos alunos a chance de desenvolver hipóteses, analisar os resultados e assistir a fenômenos mencionados no livro. Um exemplo é como funciona a escala Celsius de temperatura.

VÍDEOS
Os vídeos favorecem o processo de ensino e aprendizagem com o estímulo visual, formando uma lembrança mais duradoura do conteúdo tratado em sala de aula. Um exemplo é a relação entre predador e presa, que será facilmente assimilada.

INFOGRÁFICOS
Os infográficos retêm a atenção dos alunos e transmitem o conteúdo de maneira concisa e com fácil compreensão. Abaixo, o exemplo do processo de mutualismo – reprodução das figueiras.

ANIMAÇÕES
Com as animações, alunos e professores se beneficiam, pois os conteúdos ganham movimento. Assim, estudar as fases da Lua e vários outros assuntos fica muito mais interessante.

Para algumas atividades do Livro Digital, é necessário um material de apoio impresso. Os materiais são encadernados em um único volume para cada ano escolar e em papel de gramatura resistente, que permite recortes e dobraduras.

O sumário e as indicações do nome da disciplina e do bimestre (volume) feitas na lateral direita e no rodapé de cada página desse material têm o intuito de facilitar a localização rápida da atividade a ser realizada pelos alunos.

No tablet, existe o ícone, que destaca as atividades que estão no caderno de material de apoio.

É importante salientar que o uso do Livro Digital em sala de aula não dispensa o caderno convencional. Muitas das atividades propostas deverão ser realizadas no caderno dos alunos – com ou sem o uso do material de apoio impresso. Outras poderão ser realizadas no próprio tablet.

Todas as atividades estimulam a aplicação do conhecimento com estratégias variadas e criativas, valorizando a problematização e a sistematização de diversos temas.

Atividade a ser realizada no tablet Atividade a ser realizada no caderno convencional (sem o uso do material de apoio impresso)

Ao girar o tablet, o professor tem acesso às orientações metodológicas dos livros didáticos, oferecendo dinamicidade na preparação das aulas e contribuindo para a sua formação continuada.

Além de comentários, gabaritos e sugestões de atividades e de leitura, o professor encontra, na orientação vertical do tablet, a proposta pedagógica – incluindo a programação anual de conteúdos – da área de conhecimento na qual leciona.

A ideia de portabilidade está relacionada à possibilidade de acesso a diversos dispositivos – desktops, notebooks e tablets (iOS e Android).

O fato de reunir os livros em uma mesma plataforma evita o excesso de peso nas mochilas, sendo também um grande diferencial para o professor, pois os livros de todos os segmentos de ensino em que atua estarão à sua disposição em um único dispositivo.

Ambiente Digital

Desenvolvido para acompanhar o processo de aprendizado de cada aluno.

O Novo Ambiente Digital do Aprende Brasil é uma área de aprendizagem desenvolvida para as escolas dos municípios conveniados ao Sistema de Ensino Aprende Brasil.

O ambiente permite o acesso a conteúdos organizados em sequências didáticas, em que o professor pode acompanhar o desempenho e o aprendizado de cada aluno, possibilitando melhores abordagens de ensino e adaptação das suas aulas. Já o aluno tem à sua disposição objetos educacionais digitais e trilhas de aprendizagem com conteúdos trabalhados em sala de aula.

Além disso, possibilita ao professor, gestor e familiares o acompanhamento e gerenciamento do aprendizado, por meio de relatórios, em tempo real, com análises inteligentes sobre o desempenho do aluno ao longo de sua trajetória escolar.

As ferramentas atuam em conjunto com o Sistema de Ensino Aprende Brasil para fortalecer a formação do aluno, como, por exemplo, trilhas de aprendizagem com os conteúdos trabalhados em sala de aula, mais de dez mil questões e objetos educacionais digitais, livro digital, envio de tarefas, relatórios, avaliações, envio de mensagens, notificações, entre outros.

FERRAMENTAS E FUNCIONALIDADES
  • Possibilidade de acesso por meio de diversos dispositivos – desktops, notebooks, tablets e smartphones.
  • Livro Digital.
  • Trilhas de aprendizagem, que podem incluir textos, vídeos, imagens, questões, livros didáticos, jogos, entre outros. Elas são baseadas no perfil do aluno, por isso podem orientar o trabalho dos professores e oferecer subsídios adequados à aprendizagem.
  • Criação de questões e de instrumentos avaliativos.
  • Agendamento de trilhas de aprendizagem e avaliações.
  • Criação e envio de tarefas.
  • Relatórios.
  • Mensagens e notificações ao público desejado.
  • Objetos Educacionais Digitais - OEDs (conteúdos multimídia, como vídeos, jogos, etc.).
  • Acesso a um conjunto de recursos externos (site de cursos, hábile, SIMEB, etc.).

A estrutura do Ambiente Digital para o Aprende Brasil permite que seus usuários tenham acesso a várias ferramentas. Cada uma delas foi estruturada para atender alunos, professores e familiares.

No Ambiente Digital, o aluno tem à sua disposição objetos educacionais digitais e trilhas de aprendizagem com conteúdos trabalhados em sala de aula. Essas trilhas consistem em um itinerário pedagógico que pode ser estruturado com textos, vídeos, imagens, entre outros, baseado no perfil do aluno, criando um ambiente dinâmico.

DIFERENCIAIS

Educação Infantil

  • Acesso web.
  • O aluno de Educação Infantil tem acesso a um espaço destinado ao público infantil, com interações, jogos e atividades para a criança aprender ludicamente.

Do Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio

  • Acesso web e mobile.
  • Livro Didático.
  • Objetos Educacionais Digitais, composto de vídeos, imagens, textos, atividades e jogos.
  • Sistema de avaliações on-line – ferramenta de avaliação que permite ao professor disponibilizar questões e avaliações para o aluno.
  • Acompanhamento do desenvolvimento de aprendizado pessoal, por meio de relatórios.
  • Recebimento de mensagens e notificações.
  • Acesso ao Carrossel, menu que dará acesso a outros conjuntos de recursos externos, como calendário, além de ferramentas exclusivas da Editora Positivo.

O Ambiente Digital proporciona ao professor a organização didática dos conteúdos em trilhas de aprendizagem, além de ferramentas de avaliações, envio de atividades (tarefas) e relatórios.

DIFERENCIAIS
Educação Infantil

  • Acesso web.
  • Painel do professor e relatórios em tempo real para acompanhamento do desempenho dos alunos, com o objetivo de possibilitar intervenções mais imediatas e pontuais acerca das dúvidas e dificuldades.
  • Agendamento de trilhas de aprendizagem, de acordo com seu planejamento.
  • Ferramenta de avaliações: o professor pode construir uma avaliação e disponibilizá-la para o aluno.
  • Envio de tarefas aos alunos, que podem ser selecionadas em um banco de recursos, de acordo com o conteúdo que está sendo trabalhado.
  • Relatórios para acompanhamento do aprendizado e desenvolvimento de cada aluno na plataforma.
  • Os professores podem realizar comunicados, eventos, entre outros, por meio de mensagens e notificações para familiares e alunos.
  • Carrossel: permite o acesso ao conjunto de recursos externos, adquiridos pela escola, como site de cursos da Editora e calendários.

Para aproximar a família do cotidiano escolar, o Ambiente Digital permite o acesso a relatórios de acompanhamento do aprendizado do aluno e o recebimento de notificações. Além disso, por meio da ferramenta de mensagem, o ambiente facilita a comunicação entre escola e família.

DIFERENCIAIS

  • Acesso mobile.
  • Facilidade de acesso, gerenciamento das tarefas e acompanhamento do desenvolvimento dos alunos pelos familiares, por meio de aplicativo (acesso smartphone – iOS e android).
  • Recebimento de mensagens, como comunicados, eventos, entre outros.
  • Relatórios de desempenho do aluno.

O gestor escolar encontra facilidade para acompanhar o trabalho pedagógico do professor, bem como o desempenho das turmas.

O ambiente permite a visualização prática do processo escolar, com o objetivo de alcançar resultados positivos.

DIFERENCIAIS

  • Acesso web.
  • Acesso a relatórios de desempenho dos alunos e das turmas.
  • Acompanhamento do trabalho pedagógico do professor.

Assessoria Pedagógica


Presencial e a distância identificada com o plano educacional do município.

O Sistema de Ensino Aprende Brasil coloca à disposição da Secretaria de Educação uma estrutura capaz de auxiliar na articulação, na seleção e na concretização das prioridades da ação educativa.

A equipe de Assessoria Pedagógica, formada por profissionais especialistas na área da educação, realiza encontros formativos e atendimentos pedagógicos PRESENCIAIS e A DISTÂNCIA, com o objetivo de contribuir para o programa de formação continuada tanto da equipe técnico-pedagógica, dos gestores e dirigentes educacionais quanto dos docentes que compõem a Rede Pública de Ensino.

Veja o que a Assessoria Pedagógica pode fazer pelas escolas do seu município:

ENCONTROS FORMATIVOS

ASSESSORES DE ÁREA
Os encontros propiciados pelos Assessores de Área, especialistas em cada uma das áreas de conhecimento e em gestão escolar, são destinados às equipes docentes e diretivas da Rede Pública de Ensino.

Ofertados para cada nível de ensino, englobam os anos e ciclos da Educação Básica, refletindo sobre as demandas educacionais presentes nos processos de ensinar e aprender dos componentes curriculares.

PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Um profissional que atua especificamente com a Educação Infantil aborda, de forma articulada, os eixos de trabalho: Identidade, Autonomia e Intimidade; Corpo e Movimento; Linguagens da Arte (Artes Visuais, Música, Teatro e Dança); Natureza e Cultura: Diversidade; Relações Matemáticas; Cultura Oral e Escrita no encaminhamento didático com esse nível de ensino. Aprofunda a proposta do Livro Didático Integrado em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil (DCNEI), bem como implementa as discussões sobre o trabalho pedagógico com as crianças pequenas.

PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Profissionais especialistas em cada uma das áreas de conhecimento realizam encontros para os seguintes componentes curriculares: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte, História, Geografia, Matemática, Ciências (Física e Química para o 9°. ano e Educação Física. Nesses encontros promovem a articulação das práticas pedagógicas com as orientações didáticas, aprofundando as temáticas relacionadas aos objetos de investigação de cada componente.

PARA O ENSINO MÉDIO
Para os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês e/ou Espanhol), Arte, História, Geografia, Matemática, Biologia, Física, Química e Educação Física, os especialistas nas áreas oportunizam momentos de construção do planejamento em sala de aula.

INFORMÁTICA EDUCATIVA
Os encontros de Informática Educativa, realizados por um educador dessa área, destinam-se às equipes técnico-pedagógicas e docentes tanto da Secretaria de Educação quanto das escolas da Rede Pública de Ensino.

Motivar a aprendizagem colaborativa; alavancar a construção do conhecimento; interagir com o Livro Didático; trabalhar com suportes tecnológicos no processo pedagógico (impresso e digital) e utilizar o Ambiente Digital como uma área educativa confiável e segura são algumas das ações da Informática Educativa.

Os materiais informatizados, integrados aos impressos, são diferenciais do Sistema de Ensino Aprende Brasil. Por isso, para atender à diversidade de estrutura, os recursos e as características pedagógicas dos municípios e das unidades federativas, a Informática Educativa articula, junto a cada Secretaria de Educação, projetos que promovem a inclusão e o letramento digital das escolas da Rede Pública.

WEBCONFERÊNCIAS - FORMAÇÃO A DISTÂNCIA
No sentido de possibilitar o diálogo entre os parceiros da Editora Positivo, localizados em todas as unidades federativas e em diversos municípios do país, oferecemos webconferências nas diversas áreas de conhecimento e de gestão escolar.

As webconferências são ofertadas em horários distintos, para que o professor possa se organizar e participar. Durante as webconferências, o diálogo ocorre via chat, proporcionando a interação dos participantes com o palestrante e com os demais colegas de outras escolas.

ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) - FORMAÇÃO A DISTÂNCIA
Os cursos a distância propõem aos professores e gestores um movimento de constante reflexão e (re)construção sobre o fazer pedagógico nos espaços escolares, promovendo uma aprendizagem significativa para os alunos. As atividades propostas são mediadas por profissionais altamente capacitados para auxiliar nesse processo de construção da aprendizagem em um ambiente virtual, estabelecendo, dessa forma, uma relação de parceria e confiança entre a assessoria e as escolas, em que todos são aprendentes.

ATENDIMENTO TELEFÔNICO E POR E-MAIL
Para que um diálogo também aconteça, oferecemos possibilidades de contato telefônico gratuito pelo número 0800 725 3536 e por e-mail em todas as áreas de conhecimento e gestão escolar.

Sistema de monitoramento educacional do brasil

Uma importante ferramenta para a gestão educacional do seu município.
O Sistema de Monitoramento Educacional do Brasil (SIMEB) é uma ferramenta tecnológica que contribui com a gestão educacional, o diagnóstico, o planejamento e o monitoramento das metas estabelecidas para a rede de ensino.
Por meio de dados oficiais disponibilizados pelo Governo Federal, tais como: MEC, Inep, Unicef, censos, exames oficiais (Prova Brasil) e questionários feitos pela Editora Positivo, as informações são inseridas no sistema e tabuladas. O SIMEB traduz esses indicadores em informações organizadas em relatórios detalhados que destacam os desafios e as potencialidades da educação.

  • Sistema concebido e formulado com base na realidade da educação pública.
  • Contempla os indicadores oficiais relevantes.
  • Utilizado em mais de 240 municípios.
  • Elaborado em parceria com municípios conveniados.
  • Apresenta um retrato da política educacional municipal.
  • Estabelece de modo claro e preciso as potencialidades e os desafios da gestão escolar.
  • Acompanha o histórico das informações durante os anos de convênio.
  • Organiza e produz informações, possibilitando o acompanhamento do grau de desenvolvimento das políticas educacionais do município.
  • Cria subsídios que possibilitem uma visão da gestão da educação.
  • Apresenta informações das escolas, auxiliando na criação de um plano de ação mais focado.

O acesso é via internet, por meio do Ambiente Digital do Aprende Brasil. De forma simples, direta e didática, o gestor pode verificar o desempenho de cada um dos mais de 200 indicadores em tempo real.

O SIMEB é composto das mais importantes informações oriundas de:

  • dados disponibilizados em sites oficiais que divulgam os resultados do desenvolvimento e das políticas sociais e educacionais;
  • informações coletadas por meio de formulários, com questões respondidas pelos dirigentes locais.
  • Gráficos – contêm todos os resultados obtidos nos indicadores e nos grupos do SIMEB.
  • Seleção de relatórios específicos – apresenta os resultados dos indicadores em forma de relatórios.
  • Relatório do parecer técnico – análise qualitativa dos resultados educacionais alcançados pela rede de educação do seu município.
  • Plano de ação – com os resultados obtidos, o município pode elaborar um plano de ação focado nas necessidades educacionais apresentadas.

Hábile


ANÁLISE DIAGNÓSTICA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
O hábile – Sistema de Avaliação Positivo é um produto pedagógico criado pela Editora Positivo destinado à avaliação educacional externa de aprendizagem em larga escala. Visa colaborar com a equipe pedagógica da escola, analisando os resultados de suas políticas, práticas internas e processos de ensino e aprendizagem, assim como contribuir para a qualidade do ensino do país.

Em que o hábile consiste?
Coletar e sistematizar informações a respeito do desempenho dos alunos sob a proposta baseada em conceitos de competências e habilidades do 4°. e do 8°. ano do Ensino Fundamental por meio de testes e questionários contextuais aplicados na própria escola. As disciplinas avaliadas são:

  • Língua Portuguesa (enfoque na leitura)
  • Matemática (ênfase em resolução de problemas)
  • Ciências (foco nos fenômenos naturais e na tecnologia)

Ao adotar o Sistema de Ensino Aprende Brasil, o 4°. e o 8°. ano do hábile estão inclusos. Também é possível contratar o hábile para os demais anos do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio.


*4°. e 8°. anos já inclusos no Sistema de Ensino Aprende Brasil. ** Para o Ensino Médio, a Editora oferece testes apenas para os alunos da 3ª. série. Porém, os alunos de 1ª. e 2ª. séries poderão realizar o mesmo teste, exatamente conforme os trâmites do Enem.

Os resultados são analisados pela Teoria de Resposta ao Item (TRI). TRI é uma abordagem do Campo da Estatística capaz de analisar de forma sistemática e sofisticada as respostas aos itens, transformando-as em um escore denominado proficiência, o qual parametriza o desempenho dos alunos em uma mesma escala.

Todo o processo do hábile resulta em um Relatório Diagnóstico Educacional que fornece informações úteis e confiáveis, por meio de descritivo, tabelas e gráficos.
Dessa forma, a equipe diretiva terá em mãos o conhecimento dos resultados das diferentes etapas de ensino, dos anos/séries, turmas e poderá comparar escolas com perfis semelhantes, possibilitando o redimensionamento do Projeto Educativo e a análise e reflexão das intervenções pedagógicas na escola avaliada.
Os dados desse relatório são disponibilizados no Ambiente Digital destinado ao Aprende Brasil. A análise do relatório é realizada pelo(a) Coordenador(a) Pedagógico(a) Regional em parceria com a equipe técnica da Secretaria de Educação.

Em 2016, os testes dos alunos serão aplicados entre os dias 19 e 30 de setembro.

Avaliação interna é pontual: avalia o conteúdo trabalhado durante as aulas. Avaliação externa – hábile – é cumulativa: avalia o desenvolvimento das competências e das habilidades dos alunos nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, ao longo da escolaridade.

Aprende Brasil. Adote para o seu município.

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